A Metodologia Científica divide-se em duas grandes áreas:
⦁ Epistemologia ou filosofia da ciência com seu interesse pela ciência e seus fundamentos;
⦁ Metodologia Científica Aplicada destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
A disciplina trabalha o desenvolvimento das ferramentas necessárias à produção e apresentação de trabalhos acadêmicos e, nesse aspecto, observa tanto o processo lógico de construção do conhecimento, quanto o processo gráfico para sua apresentação escrita.
Por que tenho que estudar Metodologia Científica?
1. O conhecimento científico não existe sem método, sem uma linguagem específica, um rigor próprio.
2. O maior desafio da universidade está em desenvolver a postura de um pesquisador ao longo do processo educacional.
3. Precisamos focalizar a autonomia do pensamento que encontra seu lugar na vida acadêmica que, por sua vez, representa o mais alto nível de instrução de uma sociedade.
4. É preciso desenvolver o hábito de ler muito e ler bem para cumprir as tarefas acadêmicas de maneira eficiente e eficaz.
Como a Metodologia Científica poderá nos ajudar a entender a futura profissão?
Se considerarmos o conhecimento e a verdade como algo dinâmico e histórico, encontraremos o ser humano como fundamento último do saber. Com efeito, não precisaremos mais indagar: por que estudar?
Porque no exercício profissional o erro ou acerto está intimamente relacionado à capacidade de planejar, de organizar o pensamento. Um novo profissional, num mundo com novas exigências.
Três objetivos:
⦁ Formação de profissionais de diferentes áreas com habilidades e competências;
⦁ Formação do pesquisador;
⦁ Formação do cidadão consciente
O QUE É PESQUISA?

⦁ É um trabalho para entregar ao professor?
⦁ É a cópia de vários textos e vários livros?
⦁ Impressão de tudo o que você acha na Internet sobre determinado assunto?
⦁ A Internet é confiável?
⦁ Qual o resultado ao término de uma pesquisa?
⦁ O trabalho precisa ser original, ou uma síntese do que já foi produzido?
Pesquisa:
(...) atividade intelectual intencional que visa a responder às necessidades humanas. (...) Pesquisar é o exercício intencional da pura atividade intelectual, visando a melhorar as condições práticas de existência (SANTOS, 2007, 17-20).
Pesquisa:
A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico. Podemos, assim, indicar os três elementos que caracterizam a pesquisa: a) o levantamento de algum problema; b) a solução à qual se chega; c) os meios escolhidos para chegar a essa solução, a saber, os instrumentos científicos e os procedimentos adequados (RAMPAZZO, 2005, p.49. Grifos nossos).
⦁ Procedimento reflexivo,
⦁ Procedimento sistemático,
⦁ Procedimento crítico
⦁ É uma atividade voltada para a solução de problemas
⦁ Três elementos caracterizam a pesquisa:
a) o levantamento de algum problema;
b) a solução à qual se chega;
c) os meios escolhidos para chegar a essa solução
O QUE É PESQUISA CIENTÍFICA?
⦁ Investigação planejada, desenvolvida e dirigida conforme normas metodológicas aceitas pela ciência;
⦁ Investigação planejada, desenvolvida e dirigida conforme normas metodológicas aceitas pela ciência;
⦁ Tem por base procedimentos racionais e sistemáticos, ou seja, é atividade científica pela qual descobre-se a realidade.
POR QUE FAZER PESQUISA?
⦁ Razões de ordem intelectual: decorrem do desejo de conhecer;
⦁ Razões de ordem intelectual: decorrem do desejo de conhecer;
⦁ Razões de ordem prática: desejo de conhecer com vistas a fazer algo
PESQUISA CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE
⦁ Prática fundamental que influencia a formação acadêmica do aluno;
⦁ Aguça o raciocínio lógico e o espírito investigativo;
⦁ Busca das soluções para os problemas que afetam a coletividade.
CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA
1. Do ponto de vista da sua natureza, podem ser:
⦁ Pesquisa Pura: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador;
⦁ Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
2. Do ponto de vista de sua abordagem:
⦁ Pesquisa Quantitativa – traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos.
⦁ Pesquisa Qualitativa – neste enfoque não há medição numérica, como as descrições, mas o seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito. É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal.
3. Quanto aos objetivos:
⦁ Exploratória:
É considerado o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade. O objetivo é proporcionar maior familiaridade com o problema para torná-lo mais explícito ou viabilizar a construção de uma hipótese. Neste modelo temos a possibilidade de aprimoramento de idéias. Geralmente, neste tipo de pesquisa há o levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que experimentaram situações que estejam sendo pesquisadas e análise de exemplos. Exemplos: pesquisa bibliográfica e estudo de casos.
⦁ Descritiva:
O objetivo principal é descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a freqüência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. Esta modalidade é típica das ciências humanas e sociais. Neste tipo de pesquisa, o estudante deve observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos (variáveis), sem manipulá-los. Exemplos: características de um grupo social; nível de atendimento de determinada empresa prestadora de serviço; levantamento de opiniões, atitudes e crenças de um segmento da sociedade; pesquisas eleitorais, etc.
⦁ Explicativa:
O objeto está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque busca entender ou explicar as razões das coisas, o que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma descritiva ou exploratória.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT)
Para realização de um trabalho acadêmico, o estudante deve observar as normas técnicas da ABNT, além dos conhecimentos metodológicos;
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
VAMOS CONHECER ALGUNS TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS?
É aquele realizado pelo aluno, individualmente ou em grupo, em uma situação de ensino-aprendizagem, desde as simples tarefas de casa ou atividades de classe, até outras de maior complexidade que exigem algum tipo de pesquisa bibliográfica, utilizando as regras da ABNT.
TRABALHOS CIENTÍFICOS
Resulta de uma pesquisa ampla, profunda, rigorosa, autônoma e pessoal, segundo as normas da ABNT.
CONCEITOS IMPORTANTES – ABNT
Elementos pré-textuais: elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho.
Elementos textuais: parte do trabalho em que é exposta a matéria.
Elementos pós-textuais: elementos que complementam o trabalho.
CONHECENDO OS TIPOS...
Resumo
O ato de resumir textos e obras tem como objetivo contribuir para o aprendizado daquilo que se lê. Porque o ato de resumir exige que você compreenda o que está lendo, pressuposto fundamental para a exposição, em poucas palavras, do que o autor expressou de uma forma mais extensa.
Fichamento
O termo decorre da atividade de registrar em fichas, mas hoje com o uso dos computadores substituímos a organização do conteúdo em fichas para nossos arquivos eletrônicos. De qualquer maneira, é um excelente exercício para manter registradas as leituras e, assim, adquirir maior compreensão do conteúdo estudado.
Resenha
O termo resenha é um substantivo feminino que significa ato ou efeito de resenhar. Resenhar do latim resignare é uma descrição do conteúdo de uma obra. Segundo aponta Eva Maria Lakatos, a resenha apresenta um conteúdo crítico sobre determinada obra.
Relatório
É a parte final de uma pesquisa. Seu objetivo consiste em dar ao leitor o resultado completo do estudo, apresentando fatos, dados, procedimentos utilizados, resultados obtidos, chegando a certas conclusões e recomendações.
Artigo científico
É um pequeno estudo que trata de uma questão científica e destina-se a publicações em revistas ou periódicos. Difere da monografia pela sua reduzida dimensão e conteúdo. (RAMPAZZO, 2005) O artigo deve ser estruturado em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. (NBR 6022)
Seminário
É um procedimento didático que consiste em levar o aluno a pesquisar a respeito de um tema, a fim de apresentá-lo e discuti-lo cientificamente. Poderá funcionar com um só grupo, ou dividir-se em subgrupos, dedicando-se cada um deles, ao estudo de aspectos particulares de um mesmo tema, ou temas diferentes de uma disciplina.
Projeto de Pesquisa
Apresenta os pontos principais que revelam a definição de um problema, a revisão sucinta da bibliografia e a metodologia. Assim, a primeira parte apresenta a introdução, o objetivo, a justificativa, as questões norteadoras ou hipóteses do estudo. A segunda parte contempla a metodologia, indicando o tipo de pesquisa que será desenvolvida, os instrumentos a serem utilizados.
1. Capa;
2. Folha de rosto;
3. Sumário;
4. Resumo;
5. Lista de abreviaturas.
Trabalho de conclusão de curso - TCC

Trata-se de um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido e elaborado sob a coordenação de um orientador.